Artigos referentes à Surdocegueira

Abaixo há alguns artigos interessantes que tratam sobre o tema surdocegueira:

GALVÃO, Nilma de Cássia S.S.

Neste artigo encontraremos a análise de resultado de uma pesquisa realizada em uma
capital do nordeste, no nível de educação básica com alunos surdocegos. Sempre à
luz da teoria de Vigotsky e outros teóricos, a autora fala sobre comunicação no espaço
escolar e as suas peculiaridades.



Artigo interessante que fala inicialmente sobre os conceitos de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial para depois falar sobre algumas formas de avaliação. Além de mostrar exemplos de um portfólio realizado com uma aluna com deficiência.




Definição e curiosidades sobre surdocegueira e deficiência múltipla.





Trata-se de uma pesquisa realizada que "descreve e analisa três fases de um procedimento de intervenção com duas crianças surdocegas pré-lingüísticas. O estudo foi desenvolvido em uma escola especial de Brasília e nas residências, durante nove meses. O objetivo foi implementar e avaliar procedimentos de intervenção com os sujeitos, baseados na abordagem co-ativa de van Dijk e na perspectiva sócio-histórica. Os resultados sugerem que as estratégias propostas por van Dijk na década de 60 mostraram-se eficazes quando associadas a práticas de sala de aula que privilegiaram o uso simultâneo de vários recursos alternativos de comunicação (Libras, gestos, movimentos corporais coordenados, Tadoma, escrita, fala, objetos de referência etc.). As alunas, que inicialmente apresentaram uma comunicação expressiva elementar, no final da pesquisa, passaram a apresentar novas competências comunicativas baseadas no uso de sinais, escrita, bem como melhoraram no desempenho nas suas tarefas, concentração e comunicação, passando a demandar mais informações do seu meio".

Fascículos do MEC sobre educação especial, encontra-se no Fascículo 5 uma matéria específica sobre a educação especial na perspectiva da inclusão escolar – Deficiência Múltipla e Surdocegueira

Para baixar os arquivos em seu computador, acesse a página de publicações do MEC a partir do link abaixo:



Essa pesquisa procurou analisar a eficácia de um procedimento para o ensino de leitura e escrita de palavras para as pessoas surdocegas.


Material super interessante produzido pelo MEC, que traz desde o conceito dessas deficiências até abordagens teóricas, princípios que ajudam a orientar a educação, modalidades educacionais, entre outros.

Trigêmeas Surdocegas 

Esse site fala sobre um estudo de caso sobre trigêmeas dos Estados Unidos que são surdocegas.

0 comentários:

Postar um comentário