As principais causas são:
- Síndromes: Down, Usher, Trissomia 13, Goldenhar, Marfan
- Anomalias múltiplas congênitas: CHARGE (drogas na gravidez, Hidrocefalia e álcool), microcefalia
- Disfunções pré-natais congênitas: AIDS, Herpes, Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose, o Citomegalovírus, a Sífilis Congênita.
- As causas peri-natais são: prematuridade, anóxia, medicação ototóxica e icterícia.
- Causas pós-natais: asfixia, meningite, encefalite, derrame cerebral, trauma craniano, otite média crônica, sarampo, caxumba, diabetes, etc.
É importante destacar que, algumas pessoas podem nascer surdocegas (seria a chamada surdocegueira congênita), mas há também aquelas que podem ficar surdocegas no decorrer de sua vida devido a acidente ou doenças (surdocegueira adquirida). Geralmente a surdocegueira está acompanhada de outras deficiências, como é o caso da rubéola (afeta o coração) ou qualquer outra doença que possa trazer um atraso no desenvolvimento em geral e motor.
Os principais sistemas de comunicação são:
- Toques chaves
- Objetos simbólicos
- LIBRAS
- Escrita e leitura BRAILLE
- Gestos
- Desenhos simbólicos
- Leitura oro facial
- Alfabeto digitado (LIBRAS)
- Letras grandes (ampliadas) para leitura e escrita, pois muitas pessoas surdocegas tem alcançado uma qualidade de vida excelente. Cada um, a sua maneira aceitou a surdocegueira como uma situação real em sua vida, o que lhes proporcionou uma valiosa e única experiência do mundo. As experiências educacionais auxiliam a maximizar suas habilidades para a comunicação e funcionabilidade.
Saiba mais detalhes no site: Construir e Incluir
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Características da criança surdocega
Geralmente, essas crianças apresentam características específicas, porém isso varia de acordo com o tipo e o grau dessa deficiência. Pode-se destacar:
• Movimentos estereotipados de mãos e dedos;
• Balanceio;
• Isolamento;
• Desinteresse pelo ambiente e por formas convencionais de comunicação;
• Atração por locais com claridade intensa (janelas, luz solar, lâmpada);
• Desinteresse por objetos e brinquedos;
• Defesa tátil;
• Indiferença a sons;
• Apresenta o comportamento de levar os objetos perto dos olhos;
• Dificuldade na locomoção, principalmente em lugares que não conhecem, tropeça muito em móveis baixos, cestos de lixos, cadeiras e tapetes;
• Dificuldade em ver e se movimentar no escuro;
• Contrai as pálpebras na tentativa de enxergar melhor;
• Dificuldade em perceber quando lhe entregam algum objeto ou lhe acenam;
• Dificuldade em perceber as pessoas que se aproximam;
• Comportamento de auto e hetero agressão;
• Rejeitam a aproximação física;
• Tem no olfato sua melhor informação e no movimento seu maior interesse;
• Distúrbio na alimentação (rejeição a alimentos sólidos);
• Utilizam sentidos não lesados, tato e olfato (leva à boca tudo que pega);
• Dificuldade em participar de conversação ou jogos em grupo;
• As luzes intensas lhe atrapalham;
• Choca-se com as pessoas;
• Derruba objetos da mesa e não percebem quando caem;
• Pode parecer tonto quando sai de um ambiente interno para um externo;
• Quando caminha pela rua tropeça com freqüência nas ligeiras depressões do piso.
Saiba mais no site: Ação Pedagógica para a Socialização do surdocego
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