domingo, 9 de dezembro de 2012

Curiosidades


Abaixo há um lindo poema de Filipe Macedo que retrata a surdocegueira, a realidade enfrentada pelas pessoas surdocegas.



Meu poema surdo, cego 



Eu nunca ouvi

eu nunca vi

mas eu sinto

eu senti

senti Bons ventos tocando em meu rosto

senti o teu rosto, sentindo aqueles Bons ventos

percebi o chão tremer quando caminhavas

e senti o quanto são engraçadas as pedras ao tocá-las

conseguir dizer te amo, mesmo sem falar

mas ontem,

quis conhecer a cor da água, deve ser divina

quis entender o que cantam nas doces cantigas 

que não me fizeram dormir

e apesar de tudo, eu consegui

perceber que posso sem olhar

sem ouvir

me emocionar...


não desejo ser diferente,

só preciso ser aceito 

quero ser entendido

e entender quem eu poderei ser

alcançar os limites 

e superar minha vida

quero cantar com o coração

e eu ver com minhas próprias mãos

o quanto é doce teu pensar

hoje,

quero o coração, de mais um tocar

mostrar que posso ser igual,

porque de tudo isso aprendi 

que o amor...por ser um sentimento pleno, completa qualquer ausência de sentidos


Filipe Macedo


Surdocegueira - Alex Garcia.

Alex Garcia.
Alex Garcia

Meu nome é Alex Garcia, tenho 33 anos, resido na cidade de São Luiz Gonzaga, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Sou graduado e pós-graduado, nível de especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente sou Presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes - AGAPASM - www.agapasm.com.br e escritor. Membro da World Federation of Deafblind. Vencedor do II Prêmio Sentidos. Rotariano Honorário - Rotary Club de São Luiz Gonzaga - RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência - Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) pela Mobility International USA - MIUSA. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento educacional especializado, cidadania, orientações e assessorias, metodologias, direitos, inclusão, acessibilidade e patologias para Pessoas Surdocegas.

Essa pequena introdução faz parte de uma entrevista super interessante realizada com Alex Garcia, em que fala sobre sua deficiência (surdocegueira), limitações, possibilidades, sobre a inclusão e a exclusão, percurso acadêmico, problemas enfrentados devido a sua deficiência. Para conhecer essa entrevista na íntegra visite o site: ALEX GARCIA.

1 comentários:

Filipe Macedo disse...

Que lindo conhecer um pouco da sua história, gratidão por ter utilizado meu poema como forma de ilustrar seu blog! Adorei, um forte abraço com muito carinho. Filipe Macedo.

Postar um comentário