quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Deficiência Múltipla Sensorial

Parece-nos de vital importância diferenciar a deficiência múltipla sensorial e a surdocegueira:


O que é Deficiência Múltipla Sensorial? 

Em poucas palavras, podemos dizer que deficiência múltipla trata-se da deficiência auditiva ou visual associada a outras deficiências (físicas ou cognitivas), como também a distúrbios (linguagem, emocional, neurológico). 

Apesar da deficiência múltipla ser uma situação grave, felizmente, sua ocorrência na população geralmente é menor, em termos númericos.


DIFERENÇA ENTRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA


"A surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla". Podemos dizer que as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem. 


"Deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência, é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social. As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros".

Pode-se dizer então que, 'a pessoa que nasce com surdocegueira ou que fica surdocega não recebe as informações sobre o que está sua volta de maneira fidedigna, ela precisa da mediação de comunicação para poder receber, interpretar e conhecer o que lhe cerca'. Ou seja, seu conhecimento do mundo se faz pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, olfato, paladar, cinestésico, proprioceptivo e vestibular.
'Na deficiência Múltipla não garantimos que todas as informações muitas vezes chegam para a pessoa de forma fidedigna, mas ela sempre terá o apoio de um dos canais distantes (visão e ou audição) como ponto de referência, esses dois canais são responsáveis pela maioria do conhecimento que vamos adquirindo ao longo da vida'. Site: Atendimento Educacional Especializado...



Classificação da Deficiência Múltipla:


  • Surdez com deficiência mental leve ou severa
  • Surdez com distúrbios neurológicos, de conduta e emocionais
  • Surdez com deficiência física (leve ou severa)
  • Baixa visão com deficiência mental leve ou severa
  • Baixa visão com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagem e conduta
  • Baixa visão com deficiência física (leve ou severa)
  • Cegueira com deficiência física (leve ou severa)
  • Cegueira com deficiência mental (leve ou severa)
  • Cegueira com distúrbios emocionais, neurológicos, conduta e linguagem

Quais são as causas da Deficiência Múltipla?

As causas podem ser das mais diversas. Entre elas, podemos citar:

- A má-formação congênita, que trata-se de "uma condição presente ao nascimento onde a hereditariedade não pode ser imediatamente excluída e não está necessariamente causando a anomalia que se apresenta. Pode ser definida portanto como qualquer defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética, ambiental ou mista"; wikipedia


- Causas pré-natais;

- Infecções virais como rubéola ou Doenças Sexualmente Transmissíveis, que é importante destacar, que se não forem devidamente tratadas, podem causar a múltipla deficiência em adultos.


Quais as formas de identificá-las?


  • Pode apresentar movimentos estereotipados e repetitivos
  • Não antecipa as atividades
  • Não demonstra saber as funções dos objetos ou brinquedos, utilizando-os de maneira inadequada
  • Pode rir e chorar sem causa aparente
  • Pode apresentar resistência ao contato físico
  • Empurra o olho, provocando sensações
  • Movimenta os dedos e as mãos em frente aos olhos
  • Não se comunica de maneira convencional
  • Pode apresentar distúrbio de sono
  • Não explora o ambiente de maneira adequada
  • Tropeça muito e bate nos móveis, objetos e etc
  • Gosta de ficar em locais com luminosidade
  • Pode não reagir a sons.
Contudo, há exames específicos que podem ser feitos, como exames laboratoriais, avaliações genéticas, diagnóstico diferencial, exames médicos (neurológicos, audição, visão, físico).


Lidando com a Deficiência Múltipla na Escola 


Por muito tempo, olhava-se apenas os limites que o aluno tinha e sua educação era voltada para a tentativa de corrigir essa deficiências, porém, atualmente observa-se o valor que se tem dado as potencialidades desse aluno, através do uso de atividade adaptadas de comunicação e atividades sensoriais para melhor atender esse aluno, o que propicia um melhor desenvolvimento de suas capacidades, além de, é claro, proporcionar melhor auto-estima.

Parece-nos imprescindível mencionar que, segundo a Abrapacem (associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdo-Cegos e dos Múltiplos Deficientes Sensoriais), o modo que cada deficiência interferirá no aprendizado de tarefa simples e também no desenvolvimento da comunicação varia, pois depende do grau de comprometimento propiciado pelas deficiências e também está ligado aos estímulos que ela receberá ao longo de sua vida, porque sabemos que o desenvolvimento de cada ser humano ocorre de forma diferenciada, não pode haver generalizações nesse caso.


2 comentários:

Ellen disse...

Amei o artigo achei muito esclarecedor

Unknown disse...

Amei,Parabéns!

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