quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Surdocegueira e o Indíviduo Surdocego

Aluno com surdocegueira



O que é a Surdocegueira?

   A Surdocegueira é uma condição na qual se combinam transtornos visuais e auditivos que causa graves problemas de comunicação e ainda outras necessidades de desenvolvimento e aprendizagem. É necessário uma educação individualizada a essas pessoas devido aos problemas de visão e audição, que necessitam de enfoques educativos diferenciados e especiais para que, dessa forma, possam atingir de maneira plena suas potencialidades.

  Antigamente, essa deficiência era conhecida como surdo-cega, porém percebeu-se o equívoco adotado nessa denominação, adquirindo assim, uma nova forma de chamá-la: SURDOCEGO. Assim, há a pretensão de compreender e respeitar essa deficiência como única e particular.
  

A conceituação dessa condição, como disse anteriormente, é de uma deficiência única, com graves perdas, visual e auditiva, combinadas. É uma dificuldade com características únicas que deve ser tratada de modo especial, pelas dificuldades que as pessoas surdocegas têm para contatar com o mundo e conseguir inserir-se nele. É necessário a estas pessoas formas específicas de comunicação para que possam ter acesso ao lazer, ao trabalho, à educação, entre outros.
  Para nós que podemos enxergar e ouvir, o mundo se estende até onde nossos olhos podem ver e até onde nossos ouvidos podem ouvir. Contudo, para as pessoas surdocegas, seu mundo é aparentemente estreito, pois suas experiências do mundo irão depender apenas até onde os dedos podem alcançar. E, se as pessoas não mantem um contato físico com elas, se sentirão sozinhas no mundo. Portanto, a associação destas duas deficiências (visual e auditiva) afeta a vida emocional e social do indivíduo devido a sua dificuldade de comunicação.

  Porém, se a pessoa surdocega ainda tiver resíduos auditivos e visuais, sua visão de mundo ampliará, pois, desse modo, poderá escutar alguns sons, reconhecer pessoas a uma determinada distância e utilizar esses resíduos para alguma das técnicas de comunicação que auxiliem a sua aprendizagem, como p. exemplo LIBRAS, escrita ampliada, etc.

Quem é o surdocego?



No Brasil, ainda não temos estatisticamente a população real de surdocegos. 
Nos EUA, em idade de 0 a 22 anos está estimado entre 35 a 40 mil pessoas.


Classificação da surdocegueira:



De modo geral o surdocego pode ser classificado em:

• Cegueira congênita e surdez adquirida


• Surdez congênita e cegueira adquirida


• Cegueira e surdez congênita


• Cegueira e surdez adquirida


• Baixa visão com surdez congênita


• Baixa visão com surdez adquirida




Para saber mais, visite o site: Informações Surdocegueira

0 comentários:

Postar um comentário